segunda-feira, 13 de junho de 2011

Atividade 6° Texturas Sonoras

Para trabalhar com deficientes físicos, temas correlacionado com a percepção do espaço, temos que encarar o mesmo como uma totalidade complexa, onde vários sentidos podem se correlacionar para reter a qualidade de algum signo. Nesta atividade vamos trabalhar com deficientes visuais, portanto as informações que serão transmitidas através da musica iram se traduzir sinergicamente em outros signos. A musica que iremos trabalhar está correlacionada com um tema urbano onde os sons podem estimular o aluno sem visão a captar através dos estímulos sonoros elementos da paisagem urbana como odores, texturas, movimento, o próprio som e etc.

Sabemos que o signo depende de uma base material imaginável ou inimaginável, ele depende pois de um objeto. Quando falamos a palavra carro ela é um signo que possui uma base material ou um objeto mas na sua condição ou espécie ela mesma depende de outros signos para que o interpretante correlacione o significante ao significado. Portanto pensando nisso a atividade poderia se constituir simplesmente em: em sala de aula colocamos a musica (de preferência breve) para os alunos escutarem, neste momento sem dar informação alguma; posteriormente questionamos os aluno o que os sons traduziram em sua percepção. Os alunos que possuem visão podem estar de olhos vendados, e podemos estimula-los a não dar referencias visuais as informações contidas na musica.

A musica que será posta que se chama Enquanto o Mundo Explode de Chico Science, expressa através do som o cenário caótico das cidades, as guitarras elétricas por exemplo dão a sensação que estamos em um ambiente polifônico que compõem sons graves, traduzindo os grandes trânsitos das metrópoles, onde os “ruídos” são preponderantes. E através do mesmo podemos estimular na memoria dos alunos os diferentes cheiros que são captados nesse ambiente e fazer um paralelo com outros ambientes. Além das texturas e formas o excesso de concreto em detrimento do solo e das árvores. Elementos como as diferentes musicalidades, no caso da cultura popular (batuque de origem africano) e o rock exemplificam relações entre a própria constituição de nossa cultura, que denotam também relações escalares uma como influência exógena e o outro como fruto da hibridação de nossa própria cultura (não entendendo a musicalidade dita africana como puramente africana, mas como fruto de um processo de troca entre o caldeirão cultural que é nosso país). Podemos trabalhar temas sociais, através da metáfora do “silêncio do bairro” exposta na letra da música, sugeri-los a pensar no silêncio e o que ele transmite para cada um, e a partir daí expandir a reflexão. Penso que em especifico o tema do silêncio pode ser muito bem trabalhado com os deficientes visuais, pois ninguém como eles devem sentir qual a sensação de senti-lo.

Enquanto o Mundo Explode
Chico Science
Composição : Chico Science

A engenharia cai sobre as pedras
Um curupira já tem o seu tênis importado
Não conseguimos acompanhar o motor da história
Mas somos batizados pelo batuque
E apreciamos a agricultura celeste
Mas enquanto o mundo explode
Nós dormimos no silêncio do bairroFechando os olhos e mordendo
os lábios
Sinto vontade de fazer muita coisa....



Nenhum comentário:

Postar um comentário